Aprenda com os erros dos outros
- Marcos Moreira
- 20 de jun. de 2018
- 2 min de leitura

O que separa o sonho de grandeza da realidade angustiante é uma sucessão de decisões equivocadas. Tomar decisões erradas é um risco a que todas as empresas estão sujeitas. Inclusive — e sobretudo — as bem-sucedidas. Isso é o mais assustador. Inebriadas pelas conquistas, elas acabam por se tornar autoconfiantes demais e costumam deixar de lado a disciplina necessária para a tomada de decisões.
E por que as Empresas falham?
Agem por impulso - Novos mercados, mesmo que pareçam ser uma evolução natural do negócio, precisam ser avaliados com cautela.
Subestimam a opinião pública - Consumidores, ONGs e formadores de opinião podem destruir a reputação dos melhores produtos.
Superestimam o mercado - Tão importante quanto criar as inovações é saber se existe mercado para elas.
Não têm plano B - Por melhor que um projeto pareça, é preciso pensar em alternativas para o caso de fracasso.
Não pensam no longo prazo - O que é bom para a empresa hoje pode se tornar um problema no futuro.
Seguem a manada - Correr atrás de uma tendência não é garantia de sucesso.
Crescem a qualquer custo - Fusões ou aquisições entre empresas muito diferentes podem gerar fracassos.
Num mundo de mudanças cada vez mais rápidas e de concorrência aterradora, as empresas — pequenas e grandes, de todos os setores, em qualquer lugar do mundo — se transformaram numa espécie de campo minado. É praticamente impossível que seus executivos não pisem numa dessas armadilhas em algum momento. O preço da cautela absoluta é a imobilidade — e, no longo prazo, a morte. O que diferencia um estrago grande de outro menor é a velocidade de reação e a capacidade de aprender com os erros — e não repeti-los.
É possível escapar dos erros? Será que os executivos — seres humanos — deixarão de ser às vezes arrogantes e gananciosos, às vezes ingênuos com ótimas intenções? Não. Mas é possível diminuir os riscos associados às decisões e tentar aprender com os erros do passado. Algumas empresas conseguem. Desistir do sonho é, muitas vezes, a melhor e a única forma de evitar enfrentar uma realidade adversa.
Extraido de Exame.com
Comments